O amendoim sempre foi um queridinho na alimentação brasileira, estando presente na paçoca, pé-de-moleque, carapinha, canjica, bolo, ou só torrado com sal! E de uns anos pra cá sua versão em pasta virou moda, impulsionada pelo mundo fitness.
Neste post vou trazer 4 receitas que eu faço com pasta de amendoim que a sua criança pode fazer sozinha ou com a sua ajuda, a depender da idade!
Não é pra menos que as receitas com amendoim sejam taaaantas no Brasil, pois o Arachis hypogaea (nome científico) é original da América do Sul, provavelmente da região dos rios Paraná e Paraguai. Apesar de muitas vezes ser associado com outras castanhas, a planta é uma leguminosa, assim como o feijão, ervilha, lentilha, alfarroba e outros.
O amendoim é um alimento bastante nutritivo, é composto 49% de gorduras boas (sua maioria monoinsaturadas e poli-insaturadas), 26% de proteína e 16% de carboidratos. É rico em vitamina E e vitaminas do complexo B, e minerais.
Mas é um alimento altamente calórico, o que significa que deva ser consumido com moderação e também está listado como um dos alimentos mais alergênicos (então fiquem atentos caso você não saiba se é alérgico ou não).
Na minha infância, eu era doida por paçoca e por aquele creme de amendoim industrializado, e quando comecei a ingerir pasta de amendoim, estranhei bastante a falta de açúcar. Mas eu estava (na verdade, ainda estou) em um processo de diminuir o consumo de alimentos industrializados e adaptação de paladar foi bem rápida e, inclusive, comecei a produzir minha própria pasta de amendoim.
Pra quem nunca tentou, é super simples fazer a pasta de amendoim: é só bater o amendoim no liquidificador ou processador. A depender da potência do seu aparelho, talvez seja melhor esquentar o amendoim no forno por uns 10 min antes de processar pra ele soltar o óleo com mais facilidade. Se você usar o amendoim torrado, cuida pra ele não torrar ainda mais (vai depender do seu gosto)! Também talvez seja necessário fazer algumas pausas pra não forçar o aparelho ou dar uma mexida com a colher.
A quantidade de amendoim que você usa também vai interferir no processamento, mas é questão de ir testando e descobrindo o que funciona melhor pra você. No meu caso, uso um liquidificador que tem copo de vidro e as peças metálicas. Eu consigo processar 500 g de amendoim rapidamente, sem precisar esquentar previamente e nem mexer muito com a colher.
Ingrediente principal na mão, vamos ao que interessa!
Sanduíche de pasta de amendoim e geleia (PB&J)
Essa receita é típica norte-americana, tenho certeza que você já viu em algum filme ou série.
Curiosidade: essa receita foi mencionada em livro pela primeira vez em 1901, ficou popular a partir de 1920 com a invenção do pão fatiado, mas realmente se tornou um clássico após a Segunda Guerra Mundial porque era um alimento habitual entre os soldados.
Então, a complexa e muito elaborada receita:
Ingredientes
- 2 fatias de pão (torrado ou não)
- geleia de sua preferência
- pasta de amendoim
Como fazer
Passa a pasta em uma fatia e a geleia em outra, junta as partes e "tadã"! Sanduíche pronto! hahaha (Essa "receita" me lembrou um vídeo em que um pai programador pede instruções pros filhos de como fazer um sanduíche PB&J e mostra que pra um robô essas instruções não seriam tão simples. Assista aqui.)
Barrinha de cereal
Essa receita é de autoria da Chef Vivian Feldman, pensada para ser um alimento completo, saudável e funcional. É ótimo para lanche das crianças!!! Rende 18 barrinhas de 7 cm x 3 cm.
Ingredientes
- 260 g de pasta de amendoim
-170 g de mel
- 2 colheres de sopa de óleo de coco (de preferência em estado líquido)
- 1/4 colher de chá de sal
- 420 g de aveia em flocos (quanto mais grossos, mais integral a aveia)
- 50 g de cranberries (ou outra fruta seca: damasco picado, uva passa, etc.)
- 20 g de linhaça
Como fazer
Forre uma assadeira de 20 cm x 20 cm com papel manteiga e reserve. Em uma vasilha misture a pasta de amendoim, o mel, o óleo de coco e o sal. Adicione a aveia, os cranberries e a linhaça e misture bem.
Despeje na assadeira e pressione bem com as mãos ou com uma espátula. Leve à geladeira até estar firme o suficiente para cortar (uma hora ou mais). Dura em média 5 dias em temperatura ambiente e pode ser prolongado se armazenar na geladeira.
Crepioca de pasta de amendoim com banana e mel
Essa é o meu café-da-manhã de praticamente todos os dias! Eu gosto de pensar que fui eu que criei a receita, mas tenho certeza que muitas pessoas por aí tiveram a mesma ideia!
A minha nutricionista tinha passado algumas opções de ingredientes pro meu café-da-manhã e tudo se encaixou magicamente!
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de goma de tapioca
- 1 colher de sopa de pasta de amendoim
- 1 ovo
- 1 colher de sobremesa de chia*
- 1 banana
- mel a gosto
Como fazer
Misture a tapioca, a pasta de amendoim e o ovo até formar uma massa homogênea**. Acrescente a chia e misture. Coloque em uma frigideira baixa antiaderente (panquequeira) em fogo baixo.
Quando perceber que a borda da parte de cima já está um pouco cozida e firme, vire. O tempo vai depender do seu gosto (mais ou menos dourada) e da sua panela. Coloque a crepioca em um prato. Pique a banana em rodelas e espalhe por cima da crepioca. Regue com um pouco de mel.
*A goma de tapioca é um alimento com pouquíssima fibra e um alto índice glicêmico. A chia é incluída nessa receita pra balancear a goma, aumentando as fibras e a sensação de saciedade. Pode ser substituída por gergelim ou linhaça.
** A consistência da massa vai depender da sua generosidade na pasta de amendoim. Se ela tiver muito líquida, vai ficar fina e o sabor do ovo ficará mais evidente. Neste caso, você pode acrescentar mais pasta de amendoim. Se ela estiver muito firme (além de ser difícil de misturar), ela ficará alta e será necessário maior tempo de cozimento pra não ficar crua por dentro. Neste caso, você pode acrescentar mais tapioca.
Cookies de pasta de amendoim
Essa receita é meu xodó! Por um tempo até fazia pra vender! hehehe... Infelizmente eu não sei dar a referência do autor porque encontrei em algum perfil do Instagram há alguns anos e ainda fiz algumas adaptações.
Ingredientes
- 100 g (~1/4 xícara) de pasta de amendoim
- 140 g (~1/2 xícara) de açúcar demerara
- 115 g (~3/4 xícara) de farinha de arroz
- 1 ovo
- 1/2 colher de café de fermento em pó
Como fazer
Forre uma assadeira grande com papel manteiga. Pre-aqueça o forno à 180ºC enquanto prepara a receita. Em uma vasilha, misture a pasta de amendoim, o açúcar e o ovo até obter uma massa homogênea.
Acrescente metade da farinha de arroz e o fermento e misture. Acrescente o resto da farinha aos poucos para evitar que a massa fique ressecada e esfarelada. Faça bolinhas e as achate distribuindo pela forma. Elas não vão se esparramar, então não precisa ter muita distância.
Asse por aproximadamente 15 minutos. Quando sair do forno, espere esfriar para desenformar, pois eles ainda estarão quebradiços! ATENÇÃO: a pasta de amendoim é um alimento calórico e nesta receita vai uma quantidade considerável de açúcar, então apreciem com moderação!!
Espero que vocês se divirtam fazendo! Qualquer dúvida, pode deixar comentário aqui! Se você fizer e publicar nas redes sociais, por favor me marque pra eu ver! =D @caradetatu.toys
Comments