top of page
Foto do escritorIsadora B. Esperandio

Antes de aprender a escrever

Atualizado: 26 de jul. de 2022

Andar, falar, ler e escrever. São grandes marcos do desenvolvimento infantil esperados ansiosamente pelos cuidadores. Mas para tal, outras habilidades mais primitivas e menos perceptíveis precisam ser plenamente desenvolvidas.


Antes de conseguir ler e escrever, a criança tem que desenvolver as percepções corporal, espacial, temporal e de lateralidade. Essas percepções tem como referencial o próprio corpo, e é por meio do seu corpo que ela adquire consciência do mundo.


Ulysses de Oliveira Valente Jr. traz em seu livro alguns exemplos bem característicos da aplicação dessas percepções na hora de discernir entre letras simétricas invertidas lateralmente: (b-d) e (p-q); e invertidas no sentido cima-baixo: (d-p) e (n-u); para ordenar as letras: (ora), (oar) e (aro) ou sílabas: (eu vou ver) e (eu ver vou).


Para além dessas percepções, que são amplamente desenvolvidas nas atividades físicas (correr, pular, arremessar bolas, mover-se seguindo ritmo da música, entre outros), é necessário desenvolver a coordenação motora fina e controle do tônus muscular.


Esse aperfeiçoamento pode ser feito com atividades corriqueiras, como abotoar roupas, vestir-se, abrir e fechar torneiras, lavar e secar as mãos, colocar os sapatos corretamente, amarrar e desamarrar cadarços, usar talheres. Inclusive, este artigo falamos como as tarefas domésticas ajudam no desenvolvimento infantil.


Brinquedos da nossa coleção, como a banana, a bergamota e a bola quebra-cabeça, são ferramentas similares para o desenvolvimento dessas habilidades!




O kit de cestos e bolas permite variadas atividades tanto para as percepções espacial e de lateralidade quanto coordenação motora fina, por exemplo, encaixar os cestos um dentro do outro por tamanho, empilhar os cestos em uma torre do maior para o menor, lançar bolinhas no cesto a diferentes distâncias, passar a bolinha do interior de um cesto a outro, do cesto maior ao menor, etc.


Entre outras atividades manuais essenciais para o desenvolvimento motor fino, podemos citar:

  • modelagem - brincar com massinha de modelar permite experimentar as pressões que a mão e os dedos fazem sobre a massa, criar formas e tamanhos diferentes e usá-las para representar o mundo ao redor (aprenda a fazer massinha caseira aqui);

  • desenho - criar diferentes tipos de traçados, intermitentes e contínuos, regulares e irregulares, que serão base da grafia das letras. É interessante experimentar diferentes ferramentas: dedo, pincel, lápis, giz, tinta e em diferentes superfícies (reproduzir com fios ou tiras de pano, em caixa sensorial de areia ou grãos, em telas, etc);

  • recortar - a tesoura exige bastante habilidade nos dedos e punho, no começo serão cortes aleatórios. Depois desenvolve para tirinhas, linhas retas ou onduladas. Depois, formas geométricas com ângulos, e depois formas diversas;

  • colar - essa tarefa exige leveza e precisão, é o passo seguinte ao recortar. Também permite criar composições, experimentando a combinação de formas e cores;

  • ferramentas diversas - uso de pinças, alicates, martelos, serrotes/facas, agulhas (costura, bordado, crochê), ou mesmo os dedos com trançados.


As brincadeiras não são apenas brincadeiras! Algumas atividades que podem parecer muito simplórias são essenciais para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças!


Ler para as crianças também é muito importante: ela precisa associar o som com a grafia das palavras, assim como a representação delas nas ilustrações. A variedade de histórias também aumenta o repertório de vocábulos da criança. Uma opção acessível é assistir ou escutar contação de histórias infantis (veja dicas neste post).

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page