Essa atividade infantil proporciona o enriquecimento sensorial, além de estimular a coordenação motora e o melhor: você pode fazer com materiais que tem em casa!
Pra quem ainda não está familiarizado, a caixa sensorial é uma atividade baseada na pedagogia de Maria Montessori, que defende o aprendizado através da experimentação e dos sentidos. Essa atividade pode ser oferecida para crianças a partir de 6 meses, quando já fica sentado sozinho, até muitos anos, enquanto se interessar! Você pode adaptar a composição da caixa pra idade da sua criança e estimular as habilidades que elas estejam desenvolvendo no momento, além de variar nos temas e criar inúmeras possibilidades!
Além da alta versatilidade, veja os benefícios dessa brincadeira:
Desenvolve a coordenação motora grossa e fina pela manipulação dos objetos
Estimula a concentração
Estimula a criatividade e imaginação
Estimula a curiosidade
Auxilia no desenvolvimento de linguagem, associando os objetos a nomes e sons
Promove a consciência espacial
Auxilia no desenvolvimento de mecanismos mentais para solução de problemas
Como estamos explorando os animais marinhos nos produtos atuais da Cara de Tatu, o tema escolhido para as sugestões da caixa sensorial é o fundo do mar! Além do tema selecionado, a caixa é composta de três itens: o recipiente, o substrato e os objetos. Vamos a eles!
O recipiente
O recipiente pode ser uma caixa de papelão, bandeja de plástico, de madeira, uma bacia, uma forma de vidro ou de metal, a embalagem de viagem de comida, pode até ser a banheira de bebê! O importante é que a criança consiga explorar toda a área da caixa com segurança, então cuidado com materiais leves demais e cortantes.
O substrato
O fundo ou substrato pode ser feito com um desses materiais ou com uma combinação deles. Para escolher, considere o material que você tem disponível em casa, quais objetos você vai utilizar e a segurança alimentar. Se você tem uma criança pequena que ainda coloca tudo na boca, utilize material comestível, como o macarrão, a chia e a gelatina.
Arroz cru tingido com corante alimentício azul. Para cada xícara de arroz, use uma colher de sopa de vinagre e algumas gotas de corante e misture bem. Para facilitar, utilize um saco plástico com vedação (tipo ziplock) para misturar bem os ingredientes. Depois, espalhe o arroz em uma forma e deixe secar por aproximadamente 15 minutos.
Macarrão tingido com corante alimentício azul. Você pode cozinhar o macarrão já com o corante ou pode tingir o macarrão cozido com algumas gotinhas de corante (neste caso, utilize também o saco plástico com vedação). Lembre-se de não cozinhar muito o macarrão! O espaguete é bastante interessante porque cria um emaranhado, mas você pode utilizar qualquer formato.
Gelatina azul. A primeira possibilidade é verter a gelatina no recipiente e mergulhar os objetos antes de colocar para firmar e como resultado, a criança terá que desenterrar os objetos dela. A segunda possibilidade é fazer a gelatina e cortar em cubinhos pequenos e dispor os objetos entre os cubos. É interessante fazer a gelatina com um pouco menos de água do que indica nas instruções do fabricante pra que ela fique firme e não se desmanche com facilidade, principalmente se optar por cortá-la em cubos.
Areia. A areia pode ser usada de diversas formas! Você pode tingi-la e usá-la como representação da água. Você pode usá-la como fundo da sua caixa, distribuir os objetos e completar com água (como um aquário). Pode ainda montar a caixa dividindo-a entre mar e faixa de areia. Se precisar de uma barreira para separar os dois substratos, você pode usar pequenas pedras.
Água. Como citado acima, você pode usar a água como substrato combinando-a ou não com areia. Você pode incrementar essa água com um pouquinho de corante e talvez um pouquinho de sal.
"Gelatina" de chia. Pra quem já teve a experiência de hidratar a chia, sabe que ela cria uma consistência gelatinosa. Então você pode utilizar essa substância como substrato! Para 1/4 de xícara de chia, use 1 e 3/4 de xícara de água e algumas gotinhas de corante alimentício azul. Deixe repousar por aproximadamente 4 horas.
Os objetos
Juntamente com o substrato, os objetos vão proporcionar texturas e formas diferentes. Então, busque diversificar nos materiais, tamanhos, textura, formatos, sons, cheiros... aproveite para incorporar elementos naturais como pedra, madeira e folhas. E atenção: certifique-se de que os materiais dos objetos estarão de acordo o substrato utilizado!! Por exemplo, não dá pra colocar um objeto de papelão se o substrato utilizado for água!
Conchas, bolachas-do-mar e esponjas-do-mar. Quem gosta de catar conchinhas na praia deve ter algumas em casa pra utilizar.
Brinquedos de plástico: tubarões, peixes, caranguejo, etc.
Pompons. Existem vários prontos pra vender, mas você pode facilmente confeccionar alguns em casa usando um resto de linha e um garfo. Os pompons podem representar os ouriços-do-mar.
Decorações de aquário, como as algas de plástico.
Seixos (pedras de tamanho pequeno).
Impressões impermeabilizadas. Você pode imprimir ou criar desenhos em papel e impermeabiliza-los com durex ou contact, assim o material fica mais firme e resistente.
Outras criações. Você pode criar objetos com papelão, tecido, massinha modelar, argila, gesso ou biscuit. Pode ser feito por você ou resultado de uma atividade prévia da sua criança!
Pronto! Esses são os itens fundamentais da sua caixa sensorial. Dependendo da idade das crianças, você pode enriquecer essa atividade com ferramentas, como pinças para pegar os objetos, pincel para "limpar" os objetos, escumadeiras, conchas e funis pra fazer transferências, seja dos objetos ou do substrato. Você também pode ter livrinhos com historinhas que falem sobre os animais presentes na caixa sensorial ou ainda pode associar essa atividade com outra educacional, para fazer associações de nomes, formatos, cores, letras do alfabeto, etc.
Se você for fazer esta atividade pela primeira vez com a criança, mostre as potencialidades da caixa só o suficiente para instiga-la a interagir, mas deixe-a livre para brincar como quiser!
O que achou da ideia? Você já conhecia a caixa sensorial? Compartilhe esse conteúdo com quem possa se interessar. Caso você coloque em prática e decida registrar, me marca no facebook ou instagram com @caradetatu.toys pra eu ver!
Créditos das fotos: