A sustentabilidade é pautada em três pilares: ambiental, social e econômico. Aqui, na Cara de Tatu, buscamos crescer e organizar a empresa pra que ela se torne cada vez mais sustentável. No âmbito social, ainda não conseguimos manter um vínculo mensal e constante de apoio a uma instituição por termos uma estrutura muito pequena e instável. Então, optamos por fazer ações sociais pontuais, dedicando a causas e instituições diversas, como é o caso da nossa campanha de dia das crianças em 2021.
Este ano, mobilizados pelo efeito da pandemia na desestruturação familiar e na insegurança alimentar crescente da população mais vulnerável, lançamos a campanha Ação, Reação e Coração. Selecionamos 9 produtos que estão se despedindo do nosso catálogo e 25% do valor da venda desses produtos será convertido em doação para a Creche do Coração, em Porto Alegre.
O que hoje é conhecido como Instituição de Educação Infantil Creche do Coração iniciou-se lá em setembro de 2004, quando um grupo de três professoras, Maria Leonice de Deus, Tamar Gomes Oliveira e Josina Marcolino, fundaram a Associação de Amigos do Grupo Movimento de Amor à Educação e Sonhos – AAGMAES.
Essa associação nasceu com o intuito de auxiliar as crianças da comunidade com as dificuldades encontradas no ensino fundamental, em turno complementar. Com apoio do Fundo Ângela Borba para Mulheres, do Rio de Janeiro, os associados conseguiram realizar oficinas de geração de renda onde foram produzidos bolsas e livros pedagógicos, abordando questões de identidade, composição familiar, comunidade, bairro, equipamentos sociais, cultura, entre outras. Parte desse material era utilizado nas atividades pedagógicas e parte era comercializado.
Em pouco tempo, as mães da comunidade começaram a demandar um espaço para a educação infantil, porque a creche local estava saturada. Em setembro de 2005, a partir de um mutirão de mães e pais, fizeram a ampliação de uma sala que passou a atender 15 crianças de 4 a 6 anos de idade. Em março de 2006, após outro mutirão feito pelas famílias demandantes, iniciou-se o atendimento de 12 crianças de 2 a 4 anos.
Toda criança tem direito a um ensino de qualidade, com professores capacitados, independente das condições sociais e econômicas da família. Por isso, ao longo desses anos de associação, a professora Tamar também trabalhou na formação de educadores das creches comunitárias de Porto Alegre, uma luta que atravessou diversas administrações municipais, estaduais e federais.
"O nosso trabalho sai pra fora do muro, do espaço da creche. A gente trabalha com toda a comunidade. Essa é a questão principal: se eu não cuidar do lugar onde eu moro, ninguém vai cuidar porque é eu que moro aqui. E é essa consciência que eu tento despertar nas pessoas aqui."
Tamar conta que, assim que começou a trabalhar na comunidade, encontrava crianças com feridas nas pernas e muito lixo nas ruas. Em todo o trabalho que a professora realiza na comunidade, seja dentro ou fora da creche, ela traz o foco para o cuidado da saúde, do espaço comunitário e do ambiente. A diferença começa dentro da comunidade.
No começo da pandemia, em setembro de 2020, a creche foi beneficiada com uma reforma solidária executada pela Nine Engenharia. Essa foi uma injeção de ânimo pra seguir com o projeto, atravessando esse período pandêmico tão difícil.
A creche tem capacidade física para atender 45 crianças, mas no momento estão atendendo apenas 30 delas. Uma das grandes limitações é a quantidade de alimentos perecíveis. A creche depende muito de doações de amigos para manter a alimentação e o funcionamento básico. Para bancar as saladas, por exemplo, eles juntam caixas de leite vazias e vendem em um ferro-velho próximo à localidade.
Toda a ajuda é bem-vinda: seja ela em alimento, em dinheiro, em caixas de leite, em material para a escola, em brinquedos ou roupas. Estamos felizes em poder contribuir com essa Instituição que tem um trabalho educacional muito importante, não só com as crianças, mas com as famílias. Que nasceu da necessidade das mães e da vontade da comunidade e que se mantém pelos mesmos meios, apesar dos muitos desafios e da falta de financiamento. Espero que nunca faltem amigos para manter esse sonho vivo!
Para ajudar esse trabalho, em qualquer momento, entre em contato com a Prof Tamar pela página do Facebook da Creche. Conheça um pouco mais da trajetória através do Blog da AAGMAES.
Parabéns pela iniciativa, Isa!! Teu trabalho é lindo e somou com um outro projeto que é tão maravilhoso quanto. A creche é esse lugar, cheio de pessoas comprometidas, com garra e fortes, que passam por muitas dificuldades, mas seguem pelo bem da comunidade toda. Muito feliz com a tua ação e torcendo para que essa instituição possa ter ainda mais visibilidade! Abraço