A alfabetização é um marco importante no aprendizado e no desenvolvimento infantil. Ela é a base da educação formal e extremamente necessária para a nossa comunicação.
De acordo com o Instituto NeuroSaber, a alfabetização engloba a aquisição de habilidades específicas; precisa ser aplicada, praticada e situada de acordo com o contexto; é composta por um processo de aprendizagem e aquisição de habilidades básicas (de forma hierárquica: consciência fonológica, leitura e escrita); e inclui a compreensão e interpretação de texto. Algumas competências são importantes para facilitar o processo de alfabetização: consciência fonológica, familiaridades com textos impressos, metalinguagem, consciência fonêmica, conhecimento do princípio alfabético, fluência, vocabulário e estratégias de compreensão dos textos.
E o que é a consciência fonológica? É a percepção e conscientização dos sons. A criança precisa se acostumar a prestar atenção nos sons, depois entender que alguns sons são parecidos (rima e aliteração), que eles se dividem em partes palavras (e que estas podem ser parecidas ou diferentes, grandes ou pequenas) e que as palavras se dividem em sílabas e por fim que se dividem em sons (consciência fonêmica - que depois será associada à grafia).
A alfabetização de forma sistemática inicia-se com crianças de 6 a 7 anos de idade. Mas estas demais competências que antecedem a alfabetização podem ser desenvolvidos desde 2 a 3 anos de idade com atividades lúdicas, explorando sons, cores, formas e letras. Livros e canções infantis são fontes riquíssimas de rimas e aliterações, além da expansão de vocabulário! Esse assunto me lembrou imediatamente essa música maravilhosa do Palavra Cantada:
Aproveite pra conferir 6 Podcasts de Histórias Infantis que selecionamos e outras habilidades motoras que as crianças precisam desenvolver antes de aprender a escrever.
Comments