Baseada em um estudo de Harvard que acompanhou 724 homens por 75 anos (!!!!), chamado Harvard Grant Study, Julie Lythcott-Haims declara que as duas coisas mais importantes para ser bem sucedido profissionalmente são amor e tarefas domésticas. Porque tarefas domésticas ensinam a criança o trabalho ético. Elas aprendem a arregaçar as mangas e fazer o que precisa ser feito, mesmo que seja desagradável, afim de contribuir com o todo. E é isso que os fazem ser bons nos seus trabalhos. Veja o TED Talk dela sobre o assunto:
Colaborar nos afazeres domésticos é importante para: - desenvolver um conjunto de habilidades que serão úteis para o resto da sua vida (noções de limpeza, de como cozinhar, de organização, até de compras e de planejamento financeiro); - aprender como ser responsável com o que é dele e também o que é dos outros e valorizar o trabalho (não, a louça não aparece magicamente limpa no dia seguinte); - trabalhar em equipe, o que envolve ouvir os outros, depender e ter responsabilidades conjuntas, assim todos fazem sua parte pelo bem comum; - aprende a ter autonomia e se sentir auto-confiante, não importa o quanto você sabe que a criança é capaz, ela precisa aprender isso experimentando; - organizar e planejar seu tempo - conforme a criança vai crescendo é interessante dar liberdade de decidir quando e como realizar essas tarefas.
Ninguém disse que será fácil, ou que você terá menos trabalho. Muitas vezes a tarefa ficará "mal feita" e precisará ser assim para a criança aprender e aprimorar. Mas quanto antes essas atividades forem incorporadas na rotina da criança, mais natural será realizá-las. Não é pra ser um castigo. É colaboração.
Então segue algumas sugestões de atividades que a criança pode ser capaz de fazer de acordo com a idade (respeitando sempre a individualidade do desenvolvimento de cada um).