A utilização dos nossos sentidos nas atividades do dia a dia são tão basais e intrínsecas que se tornam inconscientes. Muitas vezes não nos damos conta de sua importância e não percebemos que outros indivíduos podem processar e experimentar o mundo de forma diferente. Da mesma forma esquecemos (ou até nunca soubemos) que os nossos sentidos, seus processamentos e sua integração com o sistema nervoso vão sendo desenvolvidos ao longo da infância e que, portanto, muitos estímulos do mundo passam desapercebidos por nós, mas são novos e impactantes para as crianças.
Os nossos sentidos são a nossa forma de perceber o mundo e de nos situar nele. Vivemos em resposta aos estímulos sensoriais que recebemos. O processamento e integração sensorial são a base do nosso desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional! O tato é um sentido muito importante: ele nos fornece informações de mecânicas (tato e de posição corporal), informações térmicas (frio e calor) e informações de dor (quando um tecido como a pele é lesionado). Além disso, diferente dos outros sentidos, os nossos receptores táteis estão espalhados por todo o corpo na nossa pele.
Conforme experimentamos coisas aos longo da nossa vida, vamos criando um repertório de informações que associam as sensações do toque com objetos e elementos. Vamos reconhecendo coisas macias, duras, ásperas, aveludadas, rígidas, flexíveis, formas arredondadas, pontiagudas, secas, úmidas, pegajosas, oleosas, lisas, irregulares, quentes, frias, mornas, e por aí vai.
Pra você perceber a importância do tato na nossa rotina, imagine as seguintes situações:
Achar a chave no fundo de uma bolsa ou mochila;
Abotoar ou fechar um zíper nas costas;
Prender o cabelo num rabo de cavalo sem olhar no espelho;
Beber um copo de água no escuro;
Fazer qualquer coisa de luva;
Separar a semente da bergamota dentro da boca, enquanto está comendo;
Limpar a própria bunda!
Como você realizaria essas atividades de sua sensação ao toque não ajudasse tanto? Quanto tempo levaria para realizá-las se tivesse que parar e olhar para tudo, ou se você tivesse que pensar sobre tudo o que fosse fazer com as mãos.
Se o processamento e integração sensorial são a base para o desenvolvimento de todas as funções humanas, como enriquecer as experiências de percepção tátil da criança? Aqui vão algumas sugestões:
Ofereça brinquedos de formatos e materiais diferentes, não se limite ao plástico (sugestões aqui).
Leve a brincadeira para ambientes diferentes: na grama, na areia, na terra, no cimento, no azulejo, no tapete, etc.
Brinque de esconder e encontrar objetos escondidos no feijão ou arroz. Se quiser elaborar mais a brincadeira, crie caixas sensoriais. Ensinamos em um artigo (clique aqui) como criar a caixa sensorial com o tema fundo do mar.
Mostre pra criança texturas diferentes, nomeando-as e deixe-a experimentar e brincar com elas. Lembre-se que essas percepções não são possíveis apenas com as mãos, mas em toda extensão da pele.
Desenhe nas costas das mãos da criança uma forma geométrica, uma letra ou um número e peça pra ela tentar adivinhar. Você pode usar algum material pra que ela possa conferir o desenho, como espuma de banho, tinta, etc.
Crie jogos pra que ela descreva uma sensação sem olhar, pode ser algo simples como frio, molhado, grudento, duro, pontiagudo, etc.
Crie uma caixa cega pra que a criança identifique um objeto apenas com o toque (em breve terá um artigo ensinando como fazer).
Leve a criança pra cozinha e permita que ela faça ou ajude a fazer receitas que utilize as mãos! Veja aqui algumas sugestões de receitas com pasta de amendoim e aqui a receita de como fazer massinha de modelar caseira!
Observe sua criança brincando e as respostas dela aos estímulos. Caso você perceba algum tipo de hipersensibilidade ou hipossensibilidade, alguma intolerância a textura de um material ou de uma comida, ou que algum estímulo leve a situações de estresse e angústia, converse com seu pediatra de confiança ou procure um terapeuta ocupacional.
Compartilhe esse artigo pra um amigo ou amiga que tem uma criança em casa e que possa se beneficiar com essas informações!