O movimento #julhosemplastico tem a proposta de nos incentivar ao longo do mês de Julho (e se possível nos demais meses do ano) a evitar o uso de plásticos descartáveis. Essa campanha visa nos conscientizar, como sociedade civil, sobre as escolhas que fazemos quanto consumidores.
Rejeitar sacolinhas plásticas ou canudos e optar por produtos que não venham embalados no plástico parecem escolhas fáceis ou óbvias. No entanto, as embalagens e o material do produto em si (por exemplo, os brinquedos de plástico) são só a ponta do iceberg. Existe uma geração de resíduo plástico que é invisível ao consumidor e que acontece durante a produção do produto.
E pra que nós, enquanto consumidores, possamos apoiar as empresas que estejam preocupadas com a geração de resíduo ao longo de sua cadeia produtiva, é necessário dos setores de indústria e comércio a transparência!
Se queremos uma mudança significativa na geração de resíduos, não adianta apenas mudar nossos hábitos na hora da compra, temos que pressionar as indústrias para nos oferecerem melhores opções e pra nos mostrarem como são os processos de produção.
Um exemplo muito bacana é o que vem acontecendo na indústria da moda. Pra quem não sabe, essa é uma das indústrias mais poluidoras do mundo, além de ter diversos problemas de exploração de força de trabalho. Fashion Revolution é uma organização internacional criada após o desastre do Rana Plaza em 2013 e que luta por uma moda mais limpa, segura, justa, transparente e responsável. Uma de suas campanhas é: #QuemFezMinhasRoupas que demanda das marcas a transparência.
É claro que por serem menos complexas, as pequenas empresas e os pequenos produtores conseguem expor com mais facilidade os seus processos internos. E esse é mais um motivo pelo qual devemos incentivar o pequeno comércio.
Então eu quero contar brevemente sobre a geração de resíduo plástico durante a produção de brinquedos Cara de Tatu.
O principal material utilizado é a linha. A maior parte dos nossos produtos são feitos com fio 100% algodão mercerizado da Círculo. Escolhi fio de algodão por ter uma origem vegetal e renovável* e por ser um material mais seguro para bebês (evita alergias e não gera fiapos e bolinhas). Os novelos de tamanho único vêm embalados individualmente em um saco plástico, mas com um único novelo é possível produzir mais de um brinquedo.
O segundo material presente em todos os brinquedos é o enchimento de fibra, que é comercializado em sacos de 1kg, também em uma embalagem plástica.
Outros materiais de uso frequente nos brinquedos são os olhos com pino de segurança, as bolinhas e os aros de madeira. Todos esses são comprados em grandes quantidades (considerando o ritmo de produção da marca), mas todos vem embalados em plástico.
Nas embalagens dos nossos produtos, não utilizamos plástico. Mas alguns dos materiais que compõem a nossa sacola são comprados, adivinha... em embalagens plásticas! É o caso da fita de cetim, do papel de seda e até dos alfinetes!
Comprar materiais em maiores quantidades faz com que eu consiga reduzir a quantidade de resíduo plástico gerada por produto produzido. Ou seja, pra cada brinquedo produzido o quanto lixo está atrelado a ele.
Já tinha se dado conta disso? É interessante pensar nesse histórico do produto, nesse resíduo invisível.
Inclusive, a redução na geração de resíduos - de todos os tipos - é um dos aspectos fundamentais da economia circular, desde a extração do material até o que vai acontecer quando o produto for descartado. Mesmo que partes desse processo sejam terceirizadas.
A Cara de Tatu foi estruturada dentro da economia circular. Infelizmente com muitas limitações ainda, como, por exemplo, poucas opções de linhas sendo produzidas de forma sustentável. Ainda é necessária uma profunda modificação do nosso sistema de produção. Enquanto isso, tentamos fazer a empresa o mais consciente e sustentável possível.
Ficou curioso pra saber mais sobre nosso processo de produção? Pode deixar uma mensagem aqui nos comentários ou levar essa conversa pra outro canal. Vou adorar trocar uma ideia sobre isso! Confira os outros artigos sobre #julhosemplastico aqui do blog!
* Apesar do algodão ser uma fonte renovável e ter uma produção que não implica processos químicos, ele ainda está longe de ser sustentável. Dentre seus maiores problemas estão um consumo alto de água e o uso de agrotóxico. A oferta de fios de algodão orgânico ainda é muito baixa e com valores insustentáveis para a Cara de Tatu no momento.
コメント