Não é porque o seu bebê ainda não fala ou possui um vocabulário limitado que você não pode se comunicar bem com ele.
O desenvolvimento da linguagem oral só inicia entre 18 e 24 meses, com as primeiras palavras. Mas antes de conseguir falar, as crianças possuem uma grande capacidade de comunicação não-verbal. Uma forma de se comunicar melhor com a criança entre 0 e 2 anos é utilizando a língua de sinais. Geralmente utilizamos a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) ou a Língua de Sinais Americana (ASL), mas você não precisa se ater a isso: pode criar seu próprio sistema de códigos, desde que você seja consistente.
Mas como funciona? O aprendizado dos sinais não é instantâneo, nem tampouco você precisa sentar com a criança para ensiná-la como se estivesse em uma sala de aula! Você vai introduzir os sinais nas situações cotidianas, executando-os ao mesmo tempo em que você fala com o bebê.
Os sinais escolhidos devem ser apresentados constantemente para a criança pra que ela possa associar o que a palavra representa com o sinal proposto. Com o tempo, ela vai começar a reproduzi-los. É importante inciar com uma pequena quantidade de sinais, aquilo que for mais importante na rotina do bebê e só expandir o vocabulário quando a criança já estiver familiarizada com os primeiros.
Pra quem está na fase de introdução alimentar sabe como uma refeição pode criar uma grande bagunça! Frequentemente, se a criança estiver tentando comunicar que ela está satisfeita será instintivo empurrar o prato de comida pra longe ou derrubar os alimentos no chão. Ensinando um sinal de "acabou", por exemplo, você substitui essa comunicação instintiva por outra gestual que gera menos bagunça!
Pensando nisso, selecionei 5 sinais relacionados à alimentação que podem ser muito úteis na comunicação com sua criança:
Mamar ou Leite
Para fazer esse sinal, abra e feche as mãos alternadamente como se tivesse ordenhando uma vaca.
Comer
Esse sinal utiliza apenas uma mão. Junte a ponta dos dedos e leve-os à boca, como se tivesse levando a comida à boca. Faça o movimento de aproximação e afastamento algumas vezes.
Mais
Nesse sinal, a posição da mão é a mesma utilizada em comer. Junte a ponta dos dedos com as duas mãos e faça movimentos de encostar e afastar uma mão da outra.
Acabou/Terminou
Para esse sinal, posicione as duas mãos abertas na altura dos ombros e faça movimento girando-as, mostrando a palma pra frente e a palma pra trás.
Água
Pra esse sinal, com uma mão faça o número 3 (levantando os dedos indicador, médio e anelar) - o que também representa o W de Water (água em inglês). Dê batidinhas com esse sinal no queixo.
Não se preocupe: o aprendizado de sinais não vai atrasar o aprendizado de linguagem!! Pelo contrário, favorece o desenvolvimento da fala, diminui a frustração da criança ao conseguir se expressar melhor, além de ser uma atividade muito divertida pra eles!
No nosso blog temos diversos artigos falando sobre diversos aspectos do desenvolvimento infantil e também sobre a alimentação saudável.
Defendemos a importância da brincadeira para uma boa relação das crianças com a alimentação. Por isso, além dos conteúdos do blog, criamos um e-book gratuito recheado de brincadeiras para crianças de diversas idades. Adquira o seu!