A criatividade não tem limites com uma massinha de modelar, mas já pensou que criar a massinha pode ser outra atividade extremamente enriquecedora?
Tenho certeza que as crianças vão adorar colocar a mão na massa (com ou sem a sua ajuda) e fazer essa receita super simples e segura, com ingredientes que certamente você tem em casa!
Ingredientes
4 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de sal
1 1/2 xícara de chá de água
1 colher de sopa de óleo de soja
Corante alimentício à escolha
Modo de preparo
Misture os ingredientes (exceto o corante) até obter a consistência. Ajuste com água ou farinha se achar necessário. Adicione o corante à massinha pronta aos poucos até atingir a cor desejada.
Dica
Você pode substituir o corante alimentício por corantes naturais. Inclusive pode incentivar a criança a descobrir quais alimentos podem funcionar como corante!
Os corantes naturais podem ser extraídos de alguns alimentos por fervura ou batendo com água e coando (suco), atente-se para aproveitar partes que geralmente não consumimos, como a casca da beterraba. Neste caso, substitua a água por esse líquido, a cor vai depender da concentração da solução.
Pode também utilizar alguns corantes sólidos, como a cúrcuma (açafrão), pó de beterraba, colorau, páprica, que podem ser dissolvidos na água antes do preparo para uma mistura mais homogênea.
Algumas sugestões de corantes:
Verde - espinafre, salsinha, couve
Amarelo - cúrcuma, pimentão amarelo, manga
Laranja - cenoura, colorau
Vermelho - tomate, morango, pimentão vermelho
Violeta - beterraba, amora, repolho roxo*
Marrom - café, cacau
*O repolho roxo gera uma cor roxa, mas se misturado com outros ingredientes altera o pH da solução e também sua cor, então temos mais duas:
Rosa - repolho roxo + limão ou vinagre (pH ácido)
Azul - repolho roxo + bicarbonato de sódio (pH básico)
Confira como fazer e como conservar os corantes naturais neste vídeo da Dulce Delight Brasil:
Depois de brincar, guarde a massinha em potes fechados pra que não resseque. Como ela é feita com alimentos, se guardar na geladeira vai prolongar sua vida. A durabilidade da massinha vai depender muito dos ingredientes que foram usados e da interação com ela, se sujou ou não, se o ambiente estava quente, úmido, etc. Então antes de brincar é sempre bom conferir a textura e o cheiro!
DIVIRTAM-SE!!!