Fast food e produtos industrializados estão espalhados por toda a TV e internet, seja nos programas ou nas propagandas. Então quando encontramos uma produção que exalta a alimentação saudável, temos que divulgá-la!
Talvez esse desenho animado já seja um velho conhecido seu, afinal ele começou a ser produzido em 2012 e já esteve na programação de alguns canais abertos brasileiros. Mas caso você, como eu, nunca tenha ouvido falar, deixa eu te apresentar o desenho Nutri Ventures e três motivos para assisti-lo!
É um desenho animado de aventura criado em Portugal por Rodrigo Carvalho e Rui Miranda. Ele possui duração média de 20 minutos, tem cinco temporadas e também conta com produtos derivados, como livros infantis e jogos. Atualmente, ele está sendo veiculado na TV Rá-Tim-Bum e as 4 primeiras temporadas estão disponíveis na plataforma Prime Video.
A história se passa em um mundo onde os alimentos dão superpoderes. O vilão Alex, a fim de enriquecer e dominar a cidade, criou o Genex100, um "alimento industrializado", e baniu todos os outros alimentos de Grandland. Mas, antes disso, alguns mestres conseguiram se organizar e criar reinos nos para manter os alimentos em segurança.
Os heróis infantis Teo, Lena, Ben e Nina tem como missão encontrar os sete reinos, uni-los e devolver a diversidade alimentar ao mundo. Cada reino possui um Mestre e uma criatura auxiliar chamada Guga, nas cores respectivas dos seus reinos. Os heróis são orientados pelo avô de Teo e Nina, o Mestre Púrpura, e seu Guga.
Conheça os sete reinos e seus superpoderes:
Reino Amarelo: Cereais e derivados. Superpoder: Energia
Reino Branco: Leite e derivados. Superpoder: Resistência
Reino Laranja: Frutas. Superpoder: Magia
Reino Verde: Hortaliças e legumes. Superpoder: Recuperação
Reino Marrom: Leguminosas. Superpoder: Turbo
Reino Azul: Peixes e frutos do mar. Superpoder: Inteligência
Reino Vermelho: Carnes e ovos. Superpoder: Força
Eu acredito que a sinopse já é o suficiente pra mostrar o quão bacana é esse desenho. Mas mesmo assim, quero ressaltar três outros motivos pra assistir:
1 - Apesar dos alimentos possuírem superpoderes, eles deixam bem claro que o importante é a combinação e a diversidade deles. O primeiro reino visitado é o amarelo e as crianças ficam fascinadas pela energia que ganham ao comer pão e se sentem invencíveis! Mas logo descobrem, que isso não é suficiente e que é importante incluir o poder dos outros alimentos! Essa ideia vai sendo elaborada e reforçada ao longo dos episódios!
2 - Algo que me saltou aos olhos, logo no primeiro episódio, é que somos apresentados a um contexto de autoritarismo e alienação. Mas os nossos heróis Teo e Lena se mostram desde o primeiro momento como crianças questionadoras, com pensamento crítico. E talvez seja isso que os torna os heróis da história.
3 - Existe uma relação de respeito e diálogo com as crianças. Por exemplo, no começo da trama há uma discussão entre o Teo e seu avô, mas após reflexão, eles dialogam sobre os erros de cada um e fazem as pazes. Ao longo das aventuras nenhum mestre, apesar do seu título, impõe uma relação de submissão sobre as crianças. As crianças são ouvidas e consideradas, e adultos e crianças colaboram para achar soluções em conjunto.
Nutri Ventures é um desenho bem gostoso, divertido, respeitoso e educativo! Uma boa forma de trazer a alimentação para o lúdico!
Mas também temos muitas outras sugestões para aproximar as crianças da alimentação saudável:
diversos artigos disponíveis no nosso blog (como os recomendados abaixo)
o projeto de comidas de crochê
e o e-book gratuito Livro de Brincadeiras, recheado de brincadeiras para diversas idades!
Commentaires