top of page
Foto do escritorIsadora B. Esperandio

O bebê saudável precisa de estímulo?

Atualizado: 31 de jan. de 2022

Sim, claro! Como diria a fisioterapeuta Ligia Conte, se o bebê nascer e colocarmos ele diretamente em uma caverna escura, ele não vai se desenvolver! Um bebê não precisa de uma casa luxuosa, cheia de artigos e utilitários que formam uma lista gigantesca! O bebê precisa é da família, de amor e de alimento. Tudo o mais é adaptável!


bebê ambiente seguro espaço brincar desenvolvimento infantil brinquedos fase marcos

Diferente do que o senso comum acredita, estimular o bebê não é ficar sentado no chão exercitando-o o dia inteiro, até cansar! Lembre-se, estamos falando de bebês saudáveis!


Então, o que são os estímulos?

São itens que compõem um ambiente correto pra um desenvolvimento livre do bebê.


Ambiente seguro


Em vez de ficar limitando o seu bebê - "não toque nisso", "não toque naquilo", "não suba aí" -, prepare um ambiente seguro pro bebê: sem fios pra puxar, sem tomadas expostas, sem quinas pra bater, sem lugares pra cair. Proporcione ao bebê um espaço que ele possa explorar livremente. Isso será muito bom pra ele e pra você!


Chão protegido


O bebê precisa da firmeza do chão para desenvolver o corpo, a força, a tonicidade e pra conquistar novas posturas! Portanto, o colchão não é chão! E pra protegê-lo de eventuais tombos e cabeçadas, cubra o chão com placas de EVA, tatame, tapete emborrachado ou mesmo um edredom!


Clima apropriado


O clima apropriado é um ambiente claro (pode ser apenas iluminação natural) e boa ventilação! A visão do bebê vai desenvolvendo-se gradualmente ao longo do primeiro ano de vida e por isso é importante que a iluminação seja apropriada. Um bebê não estará confortável e disposto a explorar o ambiente e experimentar coisas novas se estiver quente demais, ou frio demais.


Da mesma forma, mantenha a televisão desligada e, caso goste de ouvir música, que escolha uma apropriada para a situação. Cantar para o bebê também é um estímulo pro seu desenvolvimento, além de estreitar o vínculo do bebê com o cuidador.


Segurança do cuidador


Você criou um ambiente seguro para o bebê e é importante deixá-lo livre pra explorar e experimentar o que tem a sua volta. Mas para isso, ele precisa sentir-se seguro, então mantenha-se próximo e alerta. Incentive-o, mostre que você está presente pro que ele precisar.


Brinquedos adequados


Os itens que estarão presente nesse ambiente devem ser apropriados para cada fase do desenvolvimento. Não precisam ser brinquedos caros e elaborados. Não precisam ser nem brinquedos, especificamente. Podem ser itens do dia-a-dia que sejam seguros e que cumpram a função.


Por exemplo, com 5-6 meses o bebê já se desloca no solo, passa um tempo brincando de bruços, apoiado em um braço e manuseando objetos com o outro, está ensaiando o sentar. Você pode oferecer diferentes tipos de colheres: de pau, de silicone, de metal, pra que ele pegue, coloque na boca, deixe cair e pegue de novo. Mas o bebê ainda não engatinha e não cobre um maior deslocamento, então não coloque neste espaço um brinquedo de movimento, como uma bola.


O menos é mais! Converse com o pediatra, conheça as fases do desenvolvimento e ofereça para o bebê ferramentas para que brincando ele aprenda sobre si e sobre o mundo! A segurança do espaço promove uma liberdade para o bebê que permitirá que ele desenvolva autonomia!




Fonte: Desenvolve Criança - por Ligia Conte

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page