top of page
Foto do escritorIsadora B. Esperandio

Consultoria de amamentação: moda ou necessidade?

consultora de amamentação mamãe e bebê amamentando recém nascido ajuda doula cara de tatu

Novas mamães frequentemente são questionadas sobre quais itens do enxoval elas acharam mais importantes na prática ou como elas se prepararam pra chegada do bebê. Já ouvi inúmeros depoimentos dizendo que um dos itens essenciais foi a contratação de uma consultoria de amamentação.


Algumas pessoas podem pensar que para amamentar, por ser um ato natural do corpo, não é necessário preparo, estudo, ajuda e técnica. Que é só seguir o instinto. Mas não é bem assim.


Tudo é novidade! A mãe é uma pessoa diferente antes e depois do parto, o bebê é um serzinho novo e a relação entre mãe e bebê está começando do zero! Mesmo mulheres que já tiveram outros filhos sabem que cada bebê é um mundo diferente. E isso reflete também na amamentação.


E por isso, mesmo mães com experiência ou que tenham estudado bastante sobre o assunto, podem se deparar com uma situação muito diferente da esperada. E entre choros, fraldas, angústias e medo, uma ajuda é muito bem-vinda!


A consultora de amamentação pode sanar dificuldades relacionadas à postura da mãe, ao posicionamento do bebê, à pega e sucção do bebê, à ordenha e cuidados com a mama. Ela tem tem o conhecimento científico e tem experiência acumulada por acompanhar mulheres com corpos e histórias diversas.


O atendimento não precisa começar quando a mãe estiver sofrendo e desesperada. Pode iniciar-se durante a gestação ou logo após o parto. Um acompanhamento precoce evita que situações mais extremas de dores e inflamações.


É importante ter em mente que amamentação não tem só fatores biológicos e fisiológicos. Ela é moldada e constituída também por fatores históricos e culturais. É bem interessante dar uma pesquisada em como a amamentação foi vista e encarada ao longo da história - mas isso é uma conversa pra um outro momento.


A questão é que, a maioria dos médicos - seja o pediatra ou o obstetra - costumam ter uma visão mais clínica do processo, desconsiderando alguns dos fatores envolvidos. Então frequentemente as mães acabam perdidas em informações confusas, desencontradas e contraditórias dependendo da fonte.


O diferencial de uma consultora é a disponibilidade de acompanhar e avaliar o par mãe-bebê na sua rotina. Observar a mãe amamentando e ordenhando, observar os sinais de recebimento de leite pra além do peso do bebê. Considerar essa família de uma forma integral, orientando sobre hidratação, alimentação, rotina, sono, etc., aumentando a confiança e a segurança dessa mãe.


O que não falta na ciência são estudos que embasam e reforçam a importância da amamentação na saúde e desenvolvimento pleno dos bebês. Mas infelizmente, por diversos motivos, a amamentação exclusiva até os seis meses ainda é menor que 50% no Brasil (apesar do número crescente ao longo dos anos).


Não podemos aceitar que os motivos que levam a esse cenário sejam a falta de informação, a falta de paciência e tempo de alguns profissionais da saúde, a desconsideração do contexto em que essa mãe está inserida e a falta de empatia.


Conheça aqui alguns perfis de Consultor em Lactação Certificado pelo Conselho Internacional (IBCLC).


Ajude as mães a terem o suporte necessário para atingir seus objetivos de amamentação e compartilhe este artigo!

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page