top of page
Foto do escritorIsadora B. Esperandio

4 inspirações para homens que querem ser pais protagonistas


paternidade ativa paternidade positiva masculinidade pai que cria equidade homem cuidando de criança

Seja por um movimento interno, a partir de suas experiências de vida, ou seja por uma provocação externa que desencadeou a reflexão e o desejo de mudança, cresce o número de homens que não querem ser coadjuvantes na criação dos seus filhos.


Esses homens querem acabar com a ideia de que homem "ajuda" a mulher em casa. Eles defendem que pais não são meros provedores (de sêmen e de dinheiro), mas também são cuidadores e educadores.


Citando Ritxar Bacete, no seu texto de Dia dos Pais de 2018 no jornal El País:


"Não se trata, portanto, de ser um pai executor de tarefas complementares e auxiliares em relação à figura materna, mas de, com base na capacidade plena, no comprometimento e na consciência dos nossos privilégios, sermos capazes de estabelecer pactos de convivência equitativos, conscientes e negociados com nossas parceiras."


E ele segue dizendo que nesse modelo de paternidade positiva e corresponsável, os homens encontrarão momentos e processos de crise. E que um dos fatores será "enfrentar um mundo emocional imenso para o qual às vezes nos faltam códigos, referências e ferramentas."


E para inspirar esses homens a criarem conexões com outros homens e superar esses obstáculos, trouxe algumas referências de pais que abordam a "paternidade ativa" - que apesar de ser um termo inadequado e contestado, facilita na identificação desse movimento.


Começando pelo espanhol Ritxar Bacete, citado acima. Ele é antropólogo, especialista em gênero, masculinidades, feminismo, políticas de igualdade, parentalidade positiva e economia do desenvolvimento. Seus livros não possuem tradução para o português, mas escreve ótimos artigos para o jornal El País.


Piangers é comunicador, palestrante e criador de conteúdo. Apesar de não falar exclusivamente sobre paternidade, se tornou internacionalmente reconhecido através do livro "O Papai é Pop". Piangers nos presenteia sempre com textos e mensagens sensíveis e emocionantes!



Thiago começou, através do Paizinho, Vírgula! a falar sobre Disciplina Positiva, Criação com Apego e todo o universo da parentalidade. Junto de colaboradores, produz material sobre esses temas para diversas mídias: blog, livro, vídeos no youtube, podcasts, entre outros. Junto com Victor Ourives e Thiago Berto conduzem o podcast Tricô de Pais que é mais direcionado para os aspectos da paternidade.


Beto é um publicitário que começou em 2013 a escrever sobre sua família e a paternidade nas redes sociais de forma anônima e foi ganhando bastante repercussão. Além do conteúdo nas redes sociais, Beto é colunista na Revista Crescer.


BÔNUS

Papo de Homem é uma comunidade, um espaço de troca sobre as múltiplas masculinidades. Além de inúmero artigos escritos por autores diversos, também desenvolvem cursos e palestras. Papo de Homem lançou um documentário incrível chamado "O Silêncio dos Homens", que está disponível na íntegra no YouTube.


Quando homens e mulheres compartilham a responsabilidade do cuidar, todos ganham: os homens, as mulheres, os filhos e a sociedade.


Leve essa conversa pras suas rodas de amigos, pras suas casas! Compartilhe!

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page