Vamos convidar as crianças pra uma atividade de observação da natureza. Em momentos com tantas restrições como nesses tempos pandêmicos, para muitas famílias é bastante desafiador conseguir manter um vínculo da criança com a natureza de forma segura.
Observar os pássaros é algo muito simples e proporciona essa aproximação sem, às vezes, nem precisar sair de casa. As crianças são pequenos cientistas e adoram observar os eventos e identificar padrões. É um processo importante no desenvolvimento cognitivo da criança, beneficiando competências como atenção, criatividade, raciocínio, memória e linguagem.
Esta atividade foi inspirada em clubes de observação de aves, internacionalmente chamado de birdwatching, que é um hobby praticado por muitas pessoas pelo mundo todo. Separei uma lista de ações que podem ser praticadas enquanto se observa os pássaros. Você pode adaptar a atividade dependendo do interesse e idade da criança, adicionando e removendo itens.
Fotografar as aves avistadas
Desenhar as aves avistadas
Gravar com o celular o canto do pássaro
Registrar se o pássaro está sozinho ou acompanhado
Registrar a hora de atividade
Registrar se a ave fica mais na árvore ou no chão
Registrar se a ave está procurando comida
Observar o formato do bico da ave
Observar se há variação na coloração das penas, etc.
Você pode concluir essa atividade auxiliando a criança a pesquisar e identificar quais são as aves, quais os seus hábitos - se são mais diurnas, noturnas, crepusculares; se são solitárias ou vivem em bandos -, o que comem (e relacionar isso ao tipo de bico), que lugares habitam, se estão presentes o ano todo ou se migram, entre outras características.
Existem guias completos de identificação de aves, pra quem deseja investir e fazer desta atividade um hobby, mas para facilitar a pesquisa, vou indicar algumas fontes gratuitas e online:
Site Wiki Aves - para restringir sua busca, você pode pesquisar espécie por localidade (seja a cidade ou estado que você mora). Para algumas espécies também há registro de canto, que você pode comparar com aquilo que ouviu.
No blog A Passarinhóloga, por Natália Allenspach, você encontra várias dicas de como observar aves e possui uma lista de Guias de Aves gratuitos disponíveis para download com diversos recortes (clique aqui).
Você pode pesquisar se existe um Clube de Observação de Aves (COA) na sua cidade. O COA de Porto Alegre possui um site com a lista de registros e alguns participantes desenvolveram páginas no Facebook que possuem fotos e informações de aves avistadas na cidade: Aves de Porto Alegre e Aves PoA.
E então, já sabe quais aves são mais comuns onde você mora? Já aprendeu a identificar alguma delas? Compartilha aqui nos comentários!
Comments