top of page
Foto do escritorIsadora B. Esperandio

Vida longa aos livros infantis


livro infantil usado sebo consumo consciente sustentabilidade educação

"Isso é uma fase, vai passar!" ou "Aproveita, porque vai passar rápido!"

Quem tem uma criança e já não ouviu e até falou uma dessas frases? A infância e a adolescência são marcadas por fases, tudo é momentâneo e passageiro! E pra quem quer consumir de forma mais responsável e sustentável deve se confrontar com o questionamento: por quanto tempo vou usar isso? O que fazer quando não tiver mais utilidade? Isso é mais comum e fácil de ser percebido com roupas, mas se aplica pra diversas outras coisas, inclusive os livros.

Acredito que exista um certo preconceito cultural com itens usados, ou "de segunda mão", quaisquer que sejam! E isso é realmente uma pena, principalmente quando falamos de itens infantis porque geralmente são usados por um período curto de tempo. Mas eu quero te mostrar os benefícios que um sebo oferece pra você:

  • Valorizar o produto que já existe. Já foram usados diversos recursos pra produzi-lo, vamos honrá-los?

  • Reduzir geração de lixo. Esse livro usado não irá para o lixo antecipadamente e não haverá geração de lixo para produzir outro livro igual desnecessariamente.

  • Economia financeira. Livros usados geralmente são mais baratos e você pode minimizar o custo vendendo livros que não usa.

Onde comprar?

  • Você pode encontrar os livros em marketplaces, que são lojas virtuais grandes que reúnem diversas pequenas lojas, como a Amazon e o Mercado Livre.

  • Você pode encontrar em plataformas para venda de diversos itens pessoais, como Enjoei e OLX.

  • Uma das plataformas mais conhecidas quando falamos em livros é a Estante Virtual, que reúne livros novos e usados que podem estar sendo oferecidos tanto por sebos quanto por pessoas físicas.

  • Alguns sebos de grande acervo possuem lojas virtuais, como a Traça e Container Cultura.

  • Outros sebos menores locais estão entrando no mundo digital também, como o Sebo Só Ler e Sebo Toca do Coelho, ambos de Porto Alegre.

Além de vender, você também pode doar os seus livros infantis usados para bibliotecas públicas ou diretamente para escolas públicas e instituições de caridade. Lembro que quando éramos crianças, eu e minha irmã comprávamos com nossa mesada vários gibis da Turma da Mônica e da Disney pra ler. Em uma das mudanças de casa, decidimos nos desfazer dessa pilha gigantesca de gibis - pelo menos era como eu me recordava dela aos 8 anos - e doá-los para a biblioteca municipal. Foi um evento muito marcante na minha infância!

Pensa só, além de você estar estimulando sua criança a ler, você ainda mostra que há formas responsáveis e mais sustentáveis de se consumir livros, evita o preconceito à produtos usados e demonstra, através de doações, a importância do acesso universal à educação e da solidariedade.

Compartilha nos comentários qual a sua experiência com sebos e divulga esse artigo pros seus amigos leitores!

Comentarios


bottom of page