CARA DE TATU
Transparência
Aqui na Cara de Tatu defendemos o consumo consciente e a transição para uma economia mais circular e sustentável. Para que os consumidores possam ter maior poder de escolha, eles precisam de mais transparência das empresas. E essa é a nossa proposta aqui.
Reservamos esta página para abrir a nossa empresa e a nossa jornada para você. Venha conferir!
A sustentabilidade é composta por um tripé: social, ambiental e econômico.
Vamos utilizar esse formato para apresentar pra vocês a nossa estrutura de negócio. Infelizmente nossa marca não é 100% sustentável - e provavelmente nenhuma seja -, mas buscamos sempre minimizar ao máximo os impactos negativos e aperfeiçoar nossos processos e escolhas.
Ambiental
Um dos maiores problemas do modelo linear de produção é que ele é baseado em uma produção, consumo e descarte desenfreado, como se tivéssemos recursos infinitos e os resíduos desaparecessem no mundo. Sabemos que esse sistema está fracassado e é o grande causador do nosso colapso ambiental.
Buscamos nos embasar então em um modelo circular de produção. Nele, consideramos alguns pontos: escolha de matérias-primas que causem o mínimo de impacto possível, geração mínima de resíduos durante a nossa produção, durabilidade do nosso produto e descarte correto.
Escolha de matérias-primas que causem o mínimo de impacto possível
-
Nossa prioridade é a segurança do produto para as crianças, por isso utilizamos majoritariamente fios 100% algodão mercerizado. Veja este vídeo explicativo publicado no Instagram.
-
Infelizmente a produção de fios de algodão orgânico ainda é incipiente, tornando o custo desse material inviável para a nossa produção.
-
Utilizamos olhos com pino de segurança, um dos poucos itens plásticos na composição dos nossos brinquedos. Essa é uma escolha necessária para a segurança do brinquedo.
-
O enchimento utilizado é 100% poliéster e buscamos sempre optar por marcas que utilizam poliéster reciclado. Este material é hipoalergênico.
-
Alguns produtos utilizam peças em madeira, como aro ou bolinhas. É um material natural, de longa durabilidade e biodegradável, porém este material não tem origem certificada.
-
Nossa embalagem é majoritariamente composta com itens em papel, sem plástico e material colante em excesso. Reaproveitamos pedaços de linha da produção para a fixação das nossas etiquetas juntamente com alfinetes. Além da preocupação do material utilizado, buscamos criar uma embalagem agradável com o mínimo de itens possível. Também não utilizamos perfumes para evitar reações alérgicas nas crianças que receberão o brinquedo.
Geração mínima de resíduos durante a nossa produção
-
A compra de material de produção tem uma geração inerente de resíduo plástico. No artigo O resíduo invisível descrevo em detalhes o resíduo gerado na nossa produção.
-
É comum a geração de sobras de linha ao longo da produção. Damos três destinações possíveis: fios longos são armazenados para serem utilizados em testes e bordados; fios médios são utilizados para fixar as etiquetas nos produtos; fios curtos são desfiados até formarem fibras que serão utilizadas complementarmente ao enchimento. No perfil do Instagram publicamos um vídeo mostrando essa destinação.
-
Além da nossa capacidade de produção ser baixa, por sermos uma micro empresa de produção artesanal, manter um estoque pequeno também é uma forma de evitar desperdício.
Durabilidade do nosso produto
-
Nos preocupamos não apenas com a durabilidade, mas também a atemporalidade dos nossos brinquedos. Nossos produtos podem durar décadas e queremos garantir que sejam atraentes para toda e qualquer criança, independente da cultura do momento. Falamos mais detalhadamente sobre isso no artigo A obsolescência dos brinquedos.
Descarte correto
-
Nossos produtos podem ter diversas destinações antes do descarte final. Nos preocupamos com esse momento e oferecemos serviços e instruções de como proceder na página Reparo e Descarte.
Social
A dimensão social da sustentabilidade orienta-se para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática. Para termos um cenário socialmente sustentável, é necessário trabalhar para reduzir significativamente as iniquidades sociais e aumentar a conectividade das comunidades voltadas à sustentabilidade.
Tendo em vista nossa pequena estrutura, buscamos um empreendedorismo saudável, visando qualidade de vida e remuneração justa. Estamos inseridos em comunidades de pequenos empreendedores, principalmente mulheres, para um crescimento coletivo. Atuamos fortemente através da nossa comunicação pela valorização do trabalho artesanal e por diversas outras pautas sociais e ambientais e propomos pelo menos uma vez ao ano uma ação social.
Colaboração com projetos sociais
-
Participação da rifa para arrecadação de fundos para o projeto Resgatinhos (atuam no resgate de gatos em situação de rua em Porto Alegre -RS)
-
Campanha Ação, Reação e Coração, com o objetivo de gerar uma doação para a Creche do Coração e ajudar a fornecer comida pras suas crianças. Esta ação foi vinculada ao Dia das Crianças em 2021.
Questões sociais abordadas através dos produtos e conteúdos
-
Inclusão social - brinquedos pensados em sua funcionalidade para estimular o desenvolvimento infantil de todas as crianças.
-
Esteriótipos de gênero - as seleções de cores e modelos dos brinquedos são pensadas para não reproduzir estes esteriótipos. Confira o artigo 3 brinquedos que você não vai encontrar aqui.
-
Consumo consciente - nossa comunicação é direcionada para os adultos e não estimulamos o consumo excessivo. Confira o artigo 3 brinquedos que você não vai encontrar aqui.
-
Assuntos diversos são abordados nas nossas redes sociais e no Blog com a perspectiva de refletir e mudar a nossa cultura.
Econômico
Por fim, essa dimensão diz respeito a um crescimento econômico ético e justo, que esteja em harmonia com os outros pilares, garantindo a satisfação das necessidades humanas e qualidade de vida, e a renovação dos recursos naturais.
Para nós, além da organização financeira interna para que a empresa seja viável, sentimos a necessidade de fazer um trabalho educativo para desconstruir a cultura neocolonial e exploratória e defender uma remuneração justa para os trabalhos artesanais que são comumente desvalorizados.
Uma das ferramentas que adotamos para este fim é o preço descritivo dos produtos. Separamos os principais aspectos da composição do preço e mostramos seus valores individuais.
Composição do preço
-
Custos Operacionais - são custos presentes mensalmente e que são fundamentais para o funcionamento diário da empresa. Dentre eles: estrutura física, internet, embalagens, materiais impressos, transporte, marketing, redes sociais, criação de conteúdo, fotografia, custos financeiros, pró-labore, etc.
-
Mão de obra e matéria-prima - estes dois custos são específicos para cada produto e dependem da venda/faturamento da empresa (custos variáveis). A mão de obra é o tempo de confecção da peça multiplicado pelo salário-hora. A matéria-prima inclui as linhas e, quando for o caso, olhos com pino de segurança, chocalho, aro de madeira, feltro, entre outros.
-
Imposto - Esta empresa faz parte da categoria MEI (Microempreendedor Individual) do Simples Nacional. O imposto arrecadado é uma tarifa única mensal e uma porcentagem desse valor está incluída no custo de cada produto.
-
Lucro - Uma ideia errônea que as pessoas têm é que o lucro é dinheiro do dono da empresa. Não é. O lucro é o que permite a empresa crescer, investir em ferramentas (bens), cursos, novos projetos, etc.
-
Pagamento pessoal - Uma dúvida que comumente aparece após explicar o que é o lucro é: de onde vem o meu salário, então? A minha remuneração tem duas origens: a mão de obra das peças vendidas e o pró-labore (que está listado nos custos operacionais) referente a todo o trabalho realizado que não é a confecção de peças.
Outros aspectos sobre o valor do trabalho artesanal
-
É importante ter em mente que um trabalho artesanal demanda tempo. A lentidão do processo artesanal não está unicamente associada à motivação e dedicação do artesão, é intrínseca do processo. Consequentemente, existe um limite de produção por período de tempo. Se esta mão de obra não for remunerada de forma correta, não será possível assegurar a satisfação das necessidades humanas. A remuneração oferecida ainda não é satisfatória, mas está planejado um crescimento gradual conforme a resistência da comunidade for diminuindo.
-
Como estratégia inicial da empresa, juntamente com a educação da audiência, optamos por minimizar os custos da empresa para oferecer preços mais acessíveis. Dessa forma, não praticamos descontos, liquidações e outras ofertas.